O pino da balança é uma peça fabricada em aço de alta resistência, pois necessita suportar enorme carga de trabalho. É ele quem fixa a balança no suporte da balança da suspensão, funcionando com o eixo que possibilita a movimentação das balança de suspensão juntamente com os feixes de molas e restante do conjunto do sistema de suspensão, balanceando os feixes de mola de maneira correta em conjunto com o tirante ou tensor que alinha os eixos de rodagem.
A suspensão é responsável por absorver os impactos do solo e garante a estabilidade do caminhão, contribuindo para um desempenho seguro no trânsito e um maior conforto aos caminhoneiros na direção.
Um dos principais problemas que podem comprometer o sistema de suspensão da carreta é o transporte com excesso de carga, que pode causar rachaduras na carroceria, feixe de molas e outros componentes.
Para que isso não ocorra com o seu veículo, leve seu caminhão até uma oficina para revisar todos os itens da suspensão e garantir que o sistema esteja funcionando corretamente. O ideal é que o veículo seja levado até um mecânico a cada 10 mil quilômetros rodados.