A catraca de freio é um componente dos sistema de freios de carretas e caminhões pesados equipados com tambor nas rodas traseiras e eixos S. Também conhecidas como “ajustador de freio”, o funcionamento e ajuste das catracas mecânica e automática têm diferenças entre si.
O ajuste manual é executado por um técnico, numa vala adequada e somente depois que os componentes esfriam. Geralmente, esse procedimento é feito periodicamente de acordo com a necessidade, dependendo de como o caminhão é utilizado, a fim de manter a distância correta, sem folgas, entre lonas de freio e tambores de freio
Já o ajuste automático é realizado todas as vezes que o motorista pisa no freio, assim, a catraca automática regula a distância entre a lona de freio e o tambor sozinha, mantendo o perfeito funcionamento e eficiência do sistema de freios
A partir de 2014, com a obrigação do uso de freios ABS, todos os veículos de carga passaram a atender à NBR 10966, que determina o uso obrigatório das catracas automáticas, representando um grande avanço na segurança no trânsito.
É importante salientar que não se deve tentar regular a catraca automática como se fosse uma catraca manual, hábito dos motoristas mais antigos que regulavam periodicamente seus sistemas de freios. Pois, ao deixar uma folga pequena entre os elementos de atrito, a temperatura eleva-se demais, podendo gerar incêndios.
Tudo para o freio do caminhão, você encontra aqui, na Dipecarr! Temos, ainda, uma grande variedade de acessórios e peças para caminhão.
Acesse nosso catálogo virtual agora mesmo e faça sua cotação com praticidade e segurança. Ou, se preferir, visite uma de nossas lojas físicas: Dipecarr Campo Grande, Dipecarr Presidente Prudente, Dipecarr Cuiabá, Dipecarr Sinop, Dipecarr Rondonópolis e Dipecarr Vilhena.