A mola de emergência da câmara de freio a ar possui duas funções principais: frear o veículo e servir como um sistema de segurança em caso de falha no sistema de ar. A mola de emergência é responsável por aplicar os freios de forma automática quando houver uma falha no sistema de ar comprimido, garantindo a segurança do veículo.
Na prática, a mola de emergência está alojada dentro da câmara de freio, mais especificamente na parte de emergência do sistema, conhecida como câmara de molas. Ela é pressionada pelo ar comprimido do sistema e, caso haja uma perda de pressão de ar, a mola se solta, ativando o freio de emergência.
Em longas viagens ou em situações de tráfego intenso, qualquer falha no sistema de freios pode ser catastrófica. A mola de emergência evita que o veículo perca completamente a capacidade de frenagem em uma falha de pressão, protegendo tanto o motorista quanto as outras pessoas na estrada.
A mola de emergência adiciona uma camada extra de proteção e segurança, tornando o sistema de freio a ar mais robusto e confiável. Mesmo que haja problemas com a pressão do ar, a mola garante que o caminhão possa ser parado.
Garantir que o sistema de ar comprimido esteja funcionando corretamente é essencial para que a mola de emergência continue operando de forma eficaz. Verificar regularmente a pressão do ar e o estado dos componentes do sistema de ar pode prevenir falhas no sistema.