O feixe de molas é responsável por absorver os impactos causados pelas irregularidades do piso e suportar o peso do caminhão. Ele absorve os movimentos menos frequentes, mas de grande amplitude, ou seja, buracos, valetas, valas, etc. Além disso, em transporte de carga, ele também tem função de unir o eixo ao chassi.
Existem dois tipos:
- Feixe de mola de ação linear: com apenas um rate constante e elástico em toda sua faixa de trabalho, são comumente utilizados onde existem variações muito grandes de carga.
- Feixe de mola de ação progressiva: possui o rate variável, constante e elástico de início mais suave e macio, com o final mais resistente. Além disso, esse sistema de suspensão oferece uma excelente dirigibilidade, mesmo que a carga esteja pesada.
Em temperaturas mais baixas, como no inverno, as molas ficam mais enrijecidas e se forem muito exigidas quando ainda estão frias, elas correm o risco de romper com mais facilidade. Assim, ao sair pela manhã, coloque o caminhão para andar devagar, fazendo com que as molas se aqueçam aos poucos. Fazer isso ainda ajudará o motor, câmbio e amortecedores, pois irão se aquecer de maneira progressiva e sem esforços.
Um caminhão possui diversas partes, peças e equipamentos para ter seu completo funcionamento. O feixe de mola, apesar de ser notado apenas quando ocorre alguma falha, é fundamental para garantir a segurança nas viagens.
Na Dipecarr, você pode garantir peças para carreta e caminhão de qualidade, entrega para todo o Brasil e diversas formas de pagamento. Não deixe para depois, sua segurança em primeiro lugar.