O relé auxiliar, também conhecido como “relé eletromecânico”, auxilia na ligação de diversos componentes do caminhão, como bomba de combustível, vidros e travas elétricas, farol baixo e alto etc. Sua estrutura é formada por bobinas, contatos e terminais.
Trata-se de um dispositivo que abre e fecha um circuito elétrico, permitindo ou bloqueando o fluxo de corrente elétrica. Dessa maneira, o relé auxiliar para caminhão é semelhante a um interruptor de luz, porém não é ligado e desligado manualmente por uma ação humana, mas eletricamente por meio da bobina. Como existem vários tipos de construções mecânicas para os relés, alguns podem ser bem pequenos e mais fáceis de serem manipulados, testados e trocados, por exemplo.
O relé auxiliar, geralmente, é encontrado em quatro versões diferentes. O relé normalmente aberto (NA) pode ser usado na ligação de algum dispositivo por meio da energização da bobina, fechando os contatos e ligando a carga. Enquanto o normalmente fechado (NF), é usado para o desligamento de algum dispositivo, em que a bobina energizada abre os contatos e desliga a carga.
Já o relé reversor (REV) é, basicamente, a junção dos tipos anteriores (NA) e (NF). Quando a bobina é energizada, ele fecha o contato NA e abre o contato NF. Facilitando a compreensão: ele desliga um dispositivo e liga outro.
E, por fim, existe o relé duplo normalmente aberto (Duplo NA), que é semelhante ao (NA), mas com uma saída adicional NA no lugar da NF, podendo ser usado para energizar dois dispositivos distintos.
Encontre tudo de elétrica de pesados com muita variedade aqui, na Dipecarr! Confira as melhores peças para seu caminhão em nossa loja. Acesse agora mesmo nosso catálogo virtual e faça sua cotação.