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Peso: 5,384 Quilo(s)
Altura: 55 mm
Largura: 107 mm
Comprimento: 529 mm
EIXO "S" DA CARRETA RANDON SISTEMA TUBLESS COM 529MM DE 28 ESTRIAS EM FORMATO "S"
Peso: 5,384 Quilo(s)
Altura: 55  Milímetros
Largura: 107  Milímetros
Comprimento: 529  Milímetros
Cor: CINZA
Material: AÇO
Garantia: 180 DIAS
Lado: ESQUERDO
Caminhões/Carretas compatíveis com o produto:RANDON RANDON
Código Comercial/Original:2210FM260
2210FM260
Outras Especificações Técnicas: Contém: 01 EIXO "S" DA CARRETA RANDON SISTEMA TUBLESS COM 529MM DE 28 ESTRIAS EM FORMATO "S" Aplicação: Este produto é utilizado no sistema de freio das Carretas Randon com eixo de 28 estrias. Outras especificações técnicas: Medidas:
Formato: S
Tem 28 estrias
Altura: 55mm
Largura: 107,00mm
Profundidade: 529mm
Diâmetro corpo: 39,80mm
Comprimento corpo: 483mm
Comprimento corpo sem estrias: 417,00mm
Espessura cabeça: 32,00mm
Altura estrias: 38,80mm
Diametro estrias: 36,80mm
EIXO "S" DA CARRETA RANDON SISTEMA TUBLESS COM 529MM DE 28 ESTRIAS EM FORMATO "S"
Como funciona eixo S ?
O eixo S do freio nada mais é que o eixo de comando do freio. Ele recebe esse nome por possuir um formato similar ao da letra "S". Quando o motorista aciona o sistema de freio, o eixo S movimenta os patins, o que cria um atrito entre o tambor e a lona.
Para que serve o eixo S?
O ajuste da folga que existe entre uma lona de freio e o tambor é um desses passos que devem ser efetuados periodicamente. Isso acontece pois, toda vez em que o sistema de freio é acionado pelo motorista, o eixo S faz movimentar os patins e com isso há um atrito entre o tambor e a lona, o que provoca desgaste na lona.
Você sabia?
A maioria dos veículos pesados, tanto caminhões quanto ônibus, possui um sistema pneumático para acionamento dos freios e utiliza de guarnições (lonas de freio), tambor e cames (eixo) tipo "S" como os principais componentes desse conjunto. Como a regulagem desses tipos de freios geralmente é feita manualmente, vale a pena entender a sua importância. É o que iremos fazer agora.
Com a utilização, existe o desgaste natural das guarnições do freio e da superfície do tambor. Com isso, a folga deste conjunto vai aumentando e o poder de frenagem tende a diminuir, sendo necessária uma aplicação mais longa no pedal.
Quando há um desgaste excessivo das guarnições, além do poder de frenagem do veículo ficar comprometido, isso pode causar danos à sapata de freio (suporte das lonas), danificar a superfície de atrito do tambor e acontecer uma situação conhecida como "virar o S". O Eixo tipo "S" é o componente responsável pela movimentação das sapatas, "virar o S" é quando ele sai de seu alojamento junto às sapatas.
Esta soltura do alojamento é perigosa, já que pode ocorrer durante uma frenagem, fazendo com que o sistema de freio do veículo opere de forma inadequada.
Por isso, é necessário verificar periodicamente a regulagem e o funcionamento dos freios. É importante lembrar-se de fazer um teste com o veículo depois de cada regulagem dos freios. Como essa regulagem é manual, o veículo poderá ficar "puxando" para os lados antes de ter um ajuste final. Também verifique a lubrificação dos principais componentes de acionamento.
Mais uma dica: Drene regularmente os reservatórios de ar do sistema pneumático - excesso de água no sistema pode danificar componentes.
Quando se trata de segurança do veículo, o sistema de freio é o item mais importante e é preciso manter-se atento ao seu funcionamento.
- Lado direito = Lado do carona = FORMATO "Z"
- Lado esquerdo = Lado do motorista = FORMATO "S"
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