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EIXO S DAS CARRETAS NOMA COM SISTEMA DE FREIO BENDIX TUBELESS COM 530MM E 28 ESTRIAS - FORMATO S EIXO15-D

Peso: 5,600 Quilo(s)

QTD:

Cód.: EIXO15-D

ESPECIFICAÇÕES

MAIS INFORMAÇÕES

EIXO S DAS CARRETAS NOMA COM SISTEMA DE FREIO BENDIX TUBELESS COM 530MM E 28 ESTRIAS - FORMATO S

Peso: 5,600 Quilo(s)

Cor: CINZA

Material: AÇO

Garantia: 180 DIAS

Caminhões/Carretas compatíveis com o produto: 

NOMA NOMA 

Código Comercial/Original: 

9270231488

9270231488

Outras Especificações Técnicas: 

Contém: 01 Eixo S Carreta Noma Bendix Tubless 530MM 28 Estrias - Formato S

Este produto é indicado para a aplicação no sistema freio das Carretas Noma Sistema Bendix Tubless com eixo 28 estrias.


Medidas:

Comprimento Total: 530,00mm
Quantidades de Estrias: 28
Formato: S

Eixo S Carreta Noma Sistema Bendix Tubless 530MM 28 Estrias Formato S

Como funciona eixo S ?

O eixo S do freio nada mais é que o eixo de comando do freio. Ele recebe esse nome por possuir um formato similar ao da letra "S". Quando o motorista aciona o sistema de freio, o eixo S movimenta os patins, o que cria um atrito entre o tambor e a lona.

Para que serve o eixo S?

O ajuste da folga que existe entre uma lona de freio e o tambor é um desses passos que devem ser efetuados periodicamente. Isso acontece pois, toda vez em que o sistema de freio é acionado pelo motorista, o eixo S faz movimentar os patins e com isso há um atrito entre o tambor e a lona, o que provoca desgaste na lona.


Você sabia?

A maioria dos veículos pesados, tanto caminhões quanto ônibus, possui um sistema pneumático para acionamento dos freios e utiliza de guarnições (lonas de freio), tambor e cames (eixo) tipo "S" como os principais componentes desse conjunto. Como a regulagem desses tipos de freios geralmente é feita manualmente, vale a pena entender a sua importância. É o que iremos fazer agora.

Com a utilização, existe o desgaste natural das guarnições do freio e da superfície do tambor. Com isso, a folga deste conjunto vai aumentando e o poder de frenagem tende a diminuir, sendo necessária uma aplicação mais longa no pedal.

Quando há um desgaste excessivo das guarnições, além do poder de frenagem do veículo ficar comprometido, isso pode causar danos à sapata de freio (suporte das lonas), danificar a superfície de atrito do tambor e acontecer uma situação conhecida como "virar o S". O Eixo tipo "S" é o componente responsável pela movimentação das sapatas, "virar o S" é quando ele sai de seu alojamento junto às sapatas.

Esta soltura do alojamento é perigosa, já que pode ocorrer durante uma frenagem, fazendo com que o sistema de freio do veículo opere de forma inadequada.
Por isso, é necessário verificar periodicamente a regulagem e o funcionamento dos freios. É importante lembrar-se de fazer um teste com o veículo depois de cada regulagem dos freios. Como essa regulagem é manual, o veículo poderá ficar "puxando" para os lados antes de ter um ajuste final. Também verifique a lubrificação dos principais componentes de acionamento.

Mais uma dica: drene regularmente os reservatórios de ar do sistema pneumático - excesso de água no sistema pode danificar componentes.
Quando se trata de segurança do veículo, o sistema de freio é o item mais importante e é preciso manter-se atento ao seu funcionamento.

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