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ALTERNADOR MAN TGX 2009/ - 24V - 110A
Peso: 0 Gramas
Voltagem: 24V
Cor: ALUMÍNIO
Material: AÇO LIGA LEVE
Garantia: 180 DIAS
Caminhões/Carretas compatíveis com o produto:MAN TGX
Código Comercial/Original:70605110A
0124655009
51261017249
51261017270
51261017271
51261019271
Outras Especificações Técnicas: Contém: 01 Alternador do Man TGX - 24V - 110A. Aplicação: O alternador é instalado junto ao motor e ligado a este por sua polia e a polia do virabrequim através de correia, esta correia pode ser trapezoidal ou Poly-V. Consequentemente o alternador está exposto a um ambiente de altas temperaturas e influências externas, não descartando também que por estar ligado ao motor, o alternador precisa resistir a forças centrífugas e ao desgaste gerado pelas rotações e ainda funcionar silenciosamente. Mesmo assim o alternador precisa alimentar todos o sistema elétrico e consumidores, manter a carga da bateria em nível máximo mesmo em situações de baixa rotação do motor e manter o nível de tensão nominal do sistema elétrico independente da velocidade do motor. Outras especificações técnicas:
TENSÃO DO ALTERNADOR [V]..............................24
CORRENTE DO ALTERNADOR [A].........................110
Aplicação: O alternador é instalado junto ao motor e ligado a este por sua polia e a polia do virabrequim através de correia, esta correia pode ser trapezoidal ou Poly-V. Consequentemente o alternador está exposto a um ambiente de altas temperaturas e influências externas, não descartando também que por estar ligado ao motor, o alternador precisa resistir a forças centrífugas e ao desgaste gerado pelas rotações e ainda funcionar silenciosamente. Mesmo assim o alternador precisa alimentar todos o sistema elétrico e consumidores, manter a carga da bateria em nível máximo mesmo em situações de baixa rotação do motor e manter o nível de tensão nominal do sistema elétrico independente da velocidade do motor.
Componentes do Alternador:
Carcaça;
Estator;
Rotor;
Anéis Coletores;
Escovas;
Placa de diodos (Retificador de tensão);
Polia;
Hélice de refrigeração
Carcaça:
A carcaça do alternador tem a função de proteção e suporte dos componentes internos, é feita de ligas leves e geralmente é constituída de duas partes aparafusadas uma na outra por longos parafusos. Serve de mancal para o eixo do rotor, aloja o estator e a placa de diodos. Esta última necessitando de refrigeração, motivo pelo qual é instalado uma hélice de refrigeração no mesmo eixo do rotor, mesmo assim a carcaça deve possuir aberturas estratégicas para que esse refrigeração seja obtida.
Estator:
Feito em ligas de ferro ou silício e fios de cobre esmaltado, o estator possui forma circular e internamente possui ranhuras em todo seu diâmetro. Entre as ranhuras se encontram fios de cobre esmaltado que constituem a bobina do estator. São nessas bobinas que é induzida a corrente proveniente do rotor girando. As bobinas do estator estão defasadas 120º uma da outra, e podem estar ligadas em estrela(Y) ou delta(?). Esses tipos de ligações se diferem entre si pelos valores de corrente e tensão de linha e de fase. Em ligações do tipo estrela as correntes de linha e de fase são iguais, mas a tensão de linha é igual ao produto da tensão de fase pela raiz quadrada de três. Por outro lado nas ligações do tipo delta as tensões de fase e de linha são iguais, enquanto que a corrente de linha é igual a corrente de fase multiplicada pela raiz quadrada de três. Quando o rotor gira, o polos norte e sul passam pelas bobinas do estator, o que geraria uma tensão monofásica, caso o estator possuísse apenas uma bobina, mas o estator possui três bobinas caracterizando uma saída de tensão alternada trifásica.
Rotor:
Constituído de um eixo de aço, uma bobina, dois polos em forma de garras feitos de ligas de ferro ou silício e anéis coletores. Na parte central do eixo é montada a bobina de excitação. Esta é feita de fios de cobre esmaltado, e envolta por dois polos em forma de garra. Quando a corrente proveniente bateria percorre a bobina de excitação, o campo magnético gerado por ela envolve os polos e forma polos norte e sul.
Anéis Coletores:
Fabricado em cobre, os anéis coletores possuem a função de de conduzir a corrente elétrica proveniente da bateria para a bobina de excitação montada no rotor. É posicionado na extremidade eixo do rotor, são ligados à bobina de excitação e estão em contato com as escovas.
Escovas:
São pequenas peças feitas de com ligas à base de carvão, e são um dos poucos componentes de desgaste do alternador. Pois estão em constante contato com os anéis coletores, que giram e geram um pequeno desgaste das escovas. Uma vez ligado o chicote da bateria ao alternador, são as escovas que alimentam os anéis coletores com a corrente proveniente da bateria.
Placa de diodos/Retificador de tensão:
Também chamado de regulador de tensão, a função da placa de diodos é transformar a corrente alternada transformada pelo alternador em corrente contínua. Além disso os diodos protegem a bateria de uma possível descarga, impedindo a passagem de corrente da bateria para o alternador. A placa onde estão montados os diodos é feita em alumínio para trocar rapidamente de calor, pois os diodos não são resistentes a altas temperaturas (130 ºC), assim a placa possui função dissipadora de calor. Os diodos são feitos em silício ou germânio, e sua característica é permitir passagem de corrente em apenas um sentido. Para estatores conectados em Y a placa de diodos possui seis diodos, três ligados positivamente a cada uma das três bobinas e três ligados negativamente a cada uma das três bobinas. Além disso, o diodo se divide em duas partes, anodo e catodo.
Polia/Ventoinha de refrigeração:
É o componente que está montado no eixo do rotor do alternador, e por meio de uma correia de distribuição, o alternador gira conforme a velocidade do rotação do motor(Rpm). Esta correia pode ser do tipo trapezoidal ou do tipo poly-V.
Sua função é prover uma ventilação forçada a todos os componentes internos do alternador. É montada no eixo do rotor do alternador, e consequentemente gira com ele, além disso pode estar montada fora(alternador tipo garra) ou dentro(alternador compacto) do alternador.
Aplicações:
G 230 8.9L com motor DC 9.16 01/2006
G 230 8.9L com motor DC 9.13 01/2006
G 230 9.3L com motor DC 9.30 01/2007
G 230 9.3L com motor DC 9.35 01/2007
G 230 com motor DC 9.16
G 270 1557 8.9L com motor DC 9.12 01/2007
G 270 1562 8.9L com motor DC 9.17 01/2007
G 280 1629 9.3L com motor DC 9.29 01/2007
G 280 1630 9.3L com motor DC 9.36 01/2007
G 280 1631 9.3L com motor DC 9.38 01/2009
G 310 1558 8.9L com motor DC 9.11 01/2007
G 310 1563 8.9L com motor DC 9.18 01/2007
G 320 1588 9.3L com motor DC 9.28 01/2008
G 320 1626 9.3L com motor DC 9.22 01/2007
G 320 1627 9.3L com motor DC 9.32 01/2007
G 320 1628 9.3L com motor DC 9.37 01/2009
G 340 1560 10.6L com motor DC 11.08 01/2007
G 340 1564 12L com motor DC 12.10
G 360 1589 13L com motor DC 13.06 01/2008
G 380 12L com motor DC 12.13 01/2004
G 380 1561 11L com motor DC 11.09 01/2007
G 380 1565 12L com motor DC 12.13 01/2007
G 380 1569 11.7L com motor DC 12.18 01/2007
G 380 1593 12L com motor DC 12.17 01/2008
G 400 13L com motor DC 13.05 01/2008
G 420 12L com mtor DC 12.15 01/2004
G 420 12L com motor DC 12.14 01/2004
G 420 com motor DT 12.11 01/2004
G 420 com motor DT 12.12 01/2004
G 440 12.7L com motor DC 13.10 01/2008
G 440 1597 12L com motor DT 12.18 01/2007
G 440 1633 12.7L com motor DC 13.10 01/2007
G 470 1570 12L com motor DT 12.06 01/2007
G 480 1571 12L com motor DT 12.17 01/2007
P 230 com motor DC 9.13 8.9L 01/2004 01/2005
P 230 com motor DC 9.16 8.9L 01/2004
P 270 com motor DC 9.12 8.9L 01/2004 01/2005
P 270 com motor DC 9.17 8.9L
P 280 com motor DC 9.29 9.3L
P 280 com motor DC 9.36 9.3L 01/2007
P 310 com motor DC 9.11 9.3L 01/2004 01/2006
P 310 com motor DC 9.18 8.9L 01/2004
P 320 com motor DC 9.22 9.3L 01/2007
P 320 com motor DC 9.28 9.3L 01/2007
P 320 com motor DC 9.32 9.3L 01/2007
P 320 com motor DC 9.37 9.3L 01/2009
P 340 com motor DC 11.08 10.6L 01/2004 01/2005
P 340 com motor DC 12.10 12.0L
P 360 com motor DC 13.06 13.L 01/2007
P 380 com motor DC 11.09 11.0L 01/2004 01/2006
P 380 com motor DC 12.13 12.0L 01/2004
P 400 com motor DC 13.05 13.0L 01/2004
P 420 com motor DC 12.14 12.0L 01/2004 01/2006
P 420 com motor DC 12.15 12.0 01/2004
P 420 com motor DT 12.12 12.0L 01/2004 01/2006
P 470 com motor DT 12.06 12.0L 01/2004
P 480 com motor DT 12.17 12.0L
P 500 com motor DC 16.04 16L 01/2004
P 500 com motor DC 16.06 16L 01/2004
P 500 com motor DC 16.09 16L 01/2004
P 560 com motor DC 16.05 16L 01/2004
P 580 com motor DC 16.03 16L 01/2004
P 620 com motor DC 16.08 16L
P114
R 480 com motor DT 12.17 12L
R 580 com motor DC 16.03 16L 01/2004 01/2006
R 620 com motor DC 16.08 16L 01/2005
R230 com motor DC 9.13 8.9L 01/2004
R230 com motor DC 9.16 8.9L 01/2004
R270 com motor DC 9.12 8.9L 01/2004
R270 com motor DC 9.17 8.9L 01/2004
R310 com motor DC 9.18 8.9L
R340 com motor DC 11.08 10.6L 01/2004 01/2006
R340 com motor DC 12.10 10.6L 01/2006
R360 com motor DC 13.06 13L 01/2010
R380 com motor DC 11.09 11L 01/2004 01/2006
R380 com motor DC 12.13 12L 01/2004
R400 com motor DC 13.05 13L 01/2004
R420 com motor DC 12.14 12L 01/2004 01/2006
R420 com motor DT 12.11 12L 01/2004
R440 com motor DC 13.10 13L 01/2008
R470 com motor DT 12.06 12L 01/2004
R500 com motor DC 16.04 16L 01/2004 01/2006
R500 com motor DC 16.06 16L 01/2004
R500 com motor DC 16.09 16L 01/2004
R560 com motor DC 16.05 16L 01/2004
T340 com motor DC 11.08 10.6L 01/2004 01/2005
T380 com motor DC 11.09 11L 01/2004 01/2005
T420 com motor DC 12.11 12L 01/2004 01/2005
T420 com motor DC 12.14 12L 01/2004 01/2005
T470 com motor DT 12.06 12L 01/2004 01/2005
T500 com motor DC 16.04 16L 01/2004 01/2005
T580 com motor DC 16.03 16L 01/2004 01/2005