ENTRE EM CONTATO
Telefone: (67) 2106-2000
Telefone: (65) 4009-3300
Telefone: (62) 2764-0500
Telefone: (18) 2101-3000
Telefone: (66) 2101-1000
Telefone: (66) 3211-1211
Telefone: (69) 2101-0303
FINALIZAR COTAÇÃO
Peso: 6,640 Quilo(s)
Altura: 153 mm
Largura: 205 mm
Comprimento: 185 mm
ALTERNADOR DO IVECO DE 90A E 24V
Peso: 6,640 Quilo(s)
Altura: 153  Milímetros
Largura: 205  Milímetros
Comprimento: 185  Milímetros
Voltagem: 24V
Cor: ALUMÍNIO
Material: AÇO LIGA LEVE
Garantia: 180 DIAS
Caminhões/Carretas compatíveis com o produto:IVECO CURSOR 180E33
IVECO CURSOR 450E33
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 180E24 Ano Inicial: 1999 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 190E24 Ano Inicial: 1999 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 190E31 Ano Inicial: 1999 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 190E35 Ano Inicial: 1999 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 260E27 Ano Inicial: 1999 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 260E31 Ano Inicial: 1999 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 260E35 Ano Inicial: 1999 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 340E35 Ano Inicial: 1999 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 380E35 Ano Inicial: 2000 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 400E35 Ano Inicial: 2000 Ano Final: 2004
IVECO EURO TRAKKER CURSOR 410E35 Ano Inicial: 2000 Ano Final: 2004
IVECO EUROCARGO 180E32
IVECO EUROCARGO 450E32
IVECO EUROTECH 190E24 Ano Inicial: 1998
IVECO EUROTECH 190E27 Ano Inicial: 1998
IVECO EUROTECH 190E31 Ano Inicial: 1998
IVECO EUROTECH 190E35 Ano Inicial: 1998
IVECO EUROTECH 260E27 Ano Inicial: 1999
IVECO EUROTECH 260E31 Ano Inicial: 1999
IVECO EUROTECH 260E35 Ano Inicial: 1999
IVECO EUROTECH 400E31 Ano Inicial: 1998
IVECO EUROTECH 440E35 Ano Inicial: 1998
IVECO EUROTECH CURSOR 190E31
IVECO EUROTECH CURSOR 450E31
IVECO STRALIS 190S27 Ano Inicial: 2004
IVECO STRALIS 190S30 Ano Inicial: 2003
IVECO STRALIS 190S31 Ano Inicial: 2004
IVECO STRALIS 190S33 Ano Inicial: 2007
IVECO STRALIS 190S35 Ano Inicial: 2004
IVECO STRALIS 190S36 Ano Inicial: 2007
IVECO STRALIS 200S36
IVECO STRALIS 260S27 Ano Inicial: 2004
IVECO STRALIS 260S30 Ano Inicial: 2004
IVECO STRALIS 260S31 Ano Inicial: 2004
IVECO STRALIS 260S33 Ano Inicial: 2006
IVECO STRALIS 260S35 Ano Inicial: 2003
IVECO STRALIS 260S36 Ano Inicial: 2007
IVECO STRALIS 440S31 Ano Inicial: 2003
IVECO STRALIS 440S33 Ano Inicial: 2006
IVECO STRALIS 440S35 Ano Inicial: 2003
IVECO STRALIS 440S36 Ano Inicial: 2006
IVECO STRALIS 460S33
IVECO STRALIS 460S36
IVECO STRALIS 530S36
IVECO TRAKKER 180T27 Ano Inicial: 2005
IVECO TRAKKER 190T27 Ano Inicial: 2005
IVECO TRAKKER 190T31 Ano Inicial: 2005
IVECO TRAKKER 190T33 Ano Inicial: 2006
IVECO TRAKKER 190T35 Ano Inicial: 2004
IVECO TRAKKER 190T36 Ano Inicial: 2006
IVECO TRAKKER 260T31 Ano Inicial: 2004
IVECO TRAKKER 260T33 Ano Inicial: 2006
IVECO TRAKKER 260T35 Ano Inicial: 2005
IVECO TRAKKER 260T36 Ano Inicial: 2007
IVECO TRAKKER 310T36
IVECO TRAKKER 340T36 Ano Inicial: 2006
IVECO TRAKKER 380T33 Ano Inicial: 2006
IVECO TRAKKER 380T36 Ano Inicial: 2004
IVECO TRAKKER 400T35 Ano Inicial: 2005
IVECO TRAKKER 400T36 Ano Inicial: 2006
Código Comercial/Original:90.301.02
500331736
504065776
A004TA0591
A004TA8491
A4TA0591
A4TA8491
Outras Especificações Técnicas: Contém: 01 ALTERNADOR DO IVECO DE 90A E 24V Aplicação: O alternador é instalado junto ao motor e ligado a este por sua polia e a polia do virabrequim através de correia, esta correia pode ser trapezoidal ou Poly-V. Outras especificações técnicas: Utiliza nos motores:
POLIA 62MM
F2BE0681D / F2BE0681C / F2BE0681F / F2BE0681B / F2BE0681A/
TENSÃO DO ALTERNADOR: 24V
CORRENTE DO ALTERNADOR: 90A
O alternador desempenha um papel crucial no sistema elétrico dos veículos, sendo responsável por converter a energia mecânica gerada pelo motor em energia elétrica. Essa energia é então utilizada para alimentar os sistemas elétricos do veículo, como os faróis, rádio, sistemas de ignição e de climatização, bem como para recarregar a bateria.
A importância do alternador reside no fato de que ele mantém todos os sistemas elétricos do veículo funcionando adequadamente durante a operação. Sem o alternador, a bateria seria rapidamente esgotada pela demanda constante de energia dos diferentes componentes elétricos do veículo, resultando na paralisação do veículo.
Além disso, o alternador é essencial para manter a bateria carregada. Ele regula a voltagem do sistema elétrico do veículo e fornece energia suficiente para recarregar a bateria, garantindo que o veículo possa ser ligado facilmente e que todos os sistemas elétricos permaneçam operacionais.
Em resumo, o alternador é uma peça fundamental para o funcionamento adequado do sistema elétrico dos veículos, garantindo que todos os componentes elétricos sejam alimentados e que a bateria seja mantida carregada. Sua importância é evidente na manutenção da operacionalidade do veículo e na prevenção de falhas elétricas durante a condução.
Um alternador é composto pelos seguintes componentes:
Carcaça:
A carcaça do alternador tem a função de proteção e suporte dos componentes internos.
Estator:
São nas bobinas que é induzida a corrente proveniente do rotor girando. As bobinas do estator estão defasadas 120º uma da outra. Esses tipos de ligações se diferem entre si pelos valores de corrente e tensão de linha e de fase. Quando o rotor gira, os polos norte e sul passam pelas bobinas do estator, o que geraria uma tensão monofásica, caso o estator possuísse apenas uma bobina, mas o estator possui três bobinas caracterizando uma saída de tensão alternada trifásica.
Rotor:
Constituído de um eixo de aço, uma bobina, dois polos em forma de garras feitos de ligas de ferro ou silício e anéis coletores. Na parte central do eixo é montada a bobina de excitação. Esta é feita de fios de cobre esmaltado, e envolta por dois polos em forma de garra. Quando a corrente proveniente bateria percorre a bobina de excitação, o campo magnético gerado por ela envolve os polos e forma polos norte e sul.
Anéis Coletores:
Fabricado em cobre, os anéis coletores possuem a função de conduzir a corrente elétrica proveniente da bateria para a bobina de excitação montada no rotor. É posicionado na extremidade eixo do rotor, são ligados à bobina de excitação e estão em contato com as escovas.
Escovas:
São pequenas peças feitas de com ligas à base de carvão, e são um dos poucos componentes de desgaste do alternador. Pois estão em constante contato com os anéis coletores, que giram e geram um pequeno desgaste das escovas. Uma vez ligado o chicote da bateria ao alternador, são as escovas que alimentam os anéis coletores com a corrente proveniente da bateria.
Placa de diodos/Retificador de tensão:
Também chamado de regulador de tensão, a função da placa de diodos é transformar a corrente alternada transformada pelo alternador em corrente contínua. Além disso os diodos protegem a bateria de uma possível descarga, impedindo a passagem de corrente da bateria para o alternador. Para estatores conectados em Y a placa de diodos possui seis diodos, três ligados positivamente a cada uma das três bobinas e três ligados negativamente a cada uma das três bobinas. Além disso, o diodo se divide em duas partes, anodo e catodo.
Polia/Ventoinha de refrigeração:
É o componente que está montado no eixo do rotor do alternador, e por meio de uma correia de distribuição, o alternador gira conforme a velocidade do rotação do motor (Rpm). Esta correia pode ser do tipo trapezoidal ou do tipo poly-V.
Sua função é prover uma ventilação forçada a todos os componentes internos do alternador.
Execute a manutenção do seu veículo em oficinas especializadas.
Na Dipecarr você encontra uma variedade de peças elétricas, para diversas marcas e modelos de caminhões e carretas. Acesse agora nossos canais de atendimento e monte já sua cotação.