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Peso: 3,250 Quilo(s)
Altura: 80 mm
Largura: 133 mm
Comprimento: 220 mm
CATRACA DE FREIO AUTOMÁTICA TRASEIRA COM 28 ESTRIAS SEM FORQUILHA E 1 FURO CHAVE 12 DO IVECO DO LADO DIREITO
Peso: 3,250 Quilo(s)
Altura: 80  Milímetros
Largura: 133  Milímetros
Comprimento: 220  Milímetros
Cor: PRETA
Material: FERRO FUNDIDO E AÇO
Garantia: 180 DIAS
Lado: DIREITO
Caminhões/Carretas compatíveis com o produto:IVECO STRALIS Ano Inicial: 2012
Código Comercial/Original:100000118317/3275FM4
100000118317
3275FM4980
AA352
Outras Especificações Técnicas: Contém: 01 CATRACA DE FREIO AUTOMÁTICA TRASEIRA COM 28 ESTRIAS SEM FORQUILHA E 1 FURO CHAVE 12 DO IVECO DO LADO DIREITO Aplicação: Este produto é indicado para a aplicação no sistema freio do Iveco com 28 estrias. Outras especificações técnicas: Medidas:
Espessura: 80mm
Largura do Corpo: 133,00mm
Comprimento Total: 220mm
Quantidade de Furos: 01
Diâmetro dos furos: 13mm
Quantidades de Estrias: 28
Chave graxeira: 11mm
Chave bujão: 12mm
A catraca de freio tem aplicação universal em carretas e trucks com eixos de 10, 26 e 28 estrias. Fornece maior flexibilidade na montagem e ajuste, além de garanti maior vida útil por ser produzida atendendo os mais altos padrões de qualidade.
A manutenção do sistema de freios de um veículo pesado, seja caminhões de carga, ônibus de passageiros ou até mesmo das carretas, é primordial para garantir a segurança.
A Manutenção preventiva do seu veículo deve ser constante, para que seu conjunto funcione adequadamente, aumentando a durabilidade dos componentes, e consequentemente reduzindo os custos de manutenção e o risco de uma quebra repentina que possa causar um acidente.
O Ajuste da folga que existe entre uma lona de freio e o tambor é um desses passos que devem ser efetuados periodicamente. Isso acontece pois toda vez em que o sistema de freio é acionado pelo motorista o eixo S faz movimentar os patins e com isso há um atrito entre o tambor e a lona, o que provoca desgaste na lona. O trabalho de ajuste é feito pela catraca de freio, conhecido como alavanca de freio, que pode ser encontrada nas versões manual e automática. A trava Allen da maior segurança para que a regulagem não se solte.
Catracas automáticas estão sendo reguladas como se fossem as antigas catracas manuais. Os veículos de carga (caminhões e carretas) saem de fábrica desde 2014 com "ajustadores automáticos" dos freios: as famosas catracas automáticas. Esse item é obrigatório porque com ABS a partir de 2014, os freios passaram a atender a NBR 10966. E nessa norma é exigida a utilização de catracas automáticas. De fato, representam um avanço importante na segurança dos veículos de carga. Quem se lembra dos automóveis antigos, cujo freio era regulado colocando-se uma chave dentro da roda para girar uma "catraquinha"? Pois as carretas até 2013 precisavam ter os freios ajustados dessa forma manual: "encostava a lona e voltava 15min"!!. Mas, se o motorista esquecesse acabava ficando com eficiência baixa ou até sem freios. Quem precisa regular o freio dos automóveis novos? Ninguém. Porque regulam-se de forma automática. Assim também as carretas e caminhões novos. Ou seja: as catracas automáticas controlam a distância entre a lona e o tambor, e se ajustam automaticamente quando a folga aumenta naturalmente pelo desgaste, mantendo a eficiência do sistema.
Pois muitos caminhoneiros não sabem e continuam regulando (ou tentando regular) as catracas automáticas de forma manual. Muitos trazem até uma chave de fenda para liberar o mecanismo e encostar manualmente as lonas. Esse processo pode danificar as catracas e até mesmo manter as lonas demasiadamente encostadas no tambor, chegando a incendiar o veículo. Alguns outros, em função dos erros de operação, estão substituindo as catracas automáticas pelas antigas manuais (mais baratas), mas descumprindo a lei e reduzindo a segurança do conjunto. Pessoal: catraca automática NÃO pode ser regulada como se fosse catraca manual. Uma vez instalada de forma correta, e com manutenção em dia, elas funcionam perfeitamente. A manutenção é fundamental para o seu bom funcionamento: lubrificação correta, fixação e ausência de folga mantém o bom funcionamento. Se o freio perder eficiência: não adianta regular manualmente a catraca automática. Leve o veículo em uma oficina especializada que eles saberão corrigir o problema. E tem outro mito ainda correndo pelas estradas: que para regular catracas automáticas é necessário dar uma ré no veículo e pisar no freio três vezes. Isso é MITO. A catraca automática regula-se "automaticamente" como o próprio nome diz.
Execute a manutenção do seu veículo em oficinas especializadas.
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